Scroll Top

Inscreva-se hoje em nossa Lista

Dieta Dukan para Emagrecer Rápido e Queimar Gordura Localizada

A Dieta Dukan é uma das mais famosas quando falamos em Dietas de Emagrecimento com foco em Proteínas.

Criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan a Dieta encontra-se explicada passo a passo no livro: “Não consigo emagrecer”.

Esta Dieta se tornou famosa depois que celebridades adotaram e ela também é conhecida como Dieta Francesa das Proteínas.

Algumas celebridades já usaram com sucesso esta Dieta. Tais como Beyonce, Carol Cecílio, Jennifer Lopez, Gisele Bundchen, Gugu Liberato, Kate Middleton entre outras.

Hoje você irá aprender tudo sobre esta Dieta, o que é, como funciona e como fazer. Mas antes gostaríamos de deixar uma recomendação. Clique no link abaixo e conheça o Suco Detox. É fantástico e indicado a quem deseja desintoxicar o organismo e perder peso.

===>>> Clique aqui e conheça o Suco Detox <<<===

dieta dukan

Esta Dieta é uma boa opção para quem precisa perder peso rapidamente. Mas não é uma dieta que promove a Reeducação Alimentar.

Por isso, se você não tiver cuidado, pode recuperar todo o peso perdido em pouco tempo fazendo o Efeito Sanfona.

Como Funciona a Dieta Dukan?

Há diversos livros no mercado que ensinam como deve ser feita a dieta Dukan. Esta Dieta faz com que você perca peso de forma bem rápida.

Por que durante parte do processo, você poderá ingerir somente proteínas magras. A ideia é você comer proteína magra até se sentir saciado por mais tempo.

A ideia é surpreender o metabolismo. Fazendo com que ele acelere a queima de calorias e repare o organismo para a próxima fase. É quando a dieta libera certo tipo de legumes e verduras.

Durante esse período seu corpo continua a perder peso só que num ritmo mais lento. Porém a perda é bastante significativa, sendo cerca de 5 quilos a menos em 10 dias.

Esta Dieta se estrutura em quatro fases. Cada uma delas abrangendo uma etapa específica do processo de emagrecimento e de estabilização do peso ideal.

Assim sendo, quando você inicia o processo de dieta, sabe que está começando um caminho. E esse deve ser seguido com rigor para não ocorrer um processo inverso.

As fases da Dieta Dukan são:

  •  Fase de ataque;
  •  Fase cruzeiro;
  •  Fase de consolidação;
  •  Fase de estabilização.

 

Benefícios

beneficios dieta dukan emagrece

A grande vantagem desta dieta está em oferecer o emagrecimento rápido. Isto porque ao reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte energética.

Com isso, o organismo irá utilizar o glicogênio, que é uma reserva de energia que fica no músculo e fígado.

Nosso organismo costuma ter armazenado cerca de um quilo e meio de glicogênio. Este sempre se agrega ao H2O, portanto também há cerca de 3 litros de água.

Tal reserva costuma ser gasta na primeira semana da dieta Dukan, fazendo com que a pessoa perca 4,5 kg.

Mas é valido destacar que esses 4,5 kg perdidos não são de gordura acumulada. Mas sim de glicogênio e água, dando uma falsa ideia de emagrecimento saudável.

Após a fase inicial, o consumo de proteínas proposto pela dieta fará que o organismo busque energia no tecido adiposo. Então ocorre a queima de gordura.

Somado a isso, a proteína favorece a produção de um hormônio chamado glucagon. Ele estimula o corpo a realizar maior queima de tecido adiposo para que transforme em energia.

Além da queima de gorduras, a restrição de proteínas também leva à queima de massa muscular.

Ao oferecer emagrecimento rápido, a Dieta faz com que a pessoa se sinta animada e continue a perda de peso. Isto pode fazer com que ela realize a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

 

Como Fazer / Cardápio

cardapio do jantar

Como dissemos anteriormente, esta Dieta é composta de 4 fases, sendo Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

A primeira fase, de ataque, é a fase mais restritiva e mais longa. O período de cada fase é variável de acordo com a quantidade de peso a perder, mas não deve se estender muito.

Abaixo mais informações e sugestões de cardápios de cada uma das fases.

 

1ª fase da dieta Dukan – fase de ataque

Na 1ª fase da Dieta Dukan só é permitido comer alimentos ricos em proteínas. Esta é a fase mais difícil e mais restritiva da dieta. São proibidas todas as fontes de carboidratos, gorduras e açúcares.

  • Alimentos permitidos: carnes magras, assadas, grelhadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome. Além de 1 colher de bagas de Goji, devido ao poder depurativo.
  • Alimentos proibidos: todos os tipos de carboidratos, como pão, macarrão, arroz, frutas e os doces.

A fase de ataque dura de 3 a 7 dias e nela perde-se de 3 a 5 kg.

Exemplo de cardápio da fase de ataque

Na fase de ataque, a alimentação é baseada em alimentos ricos em proteínas. Um exemplo de cardápio seria:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 2 fatias de queijo e presunto ou 1 ovo + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo. Pode acrescentar café ao leite, mas não açúcar.
  • Lanche manhã: 2 fatias de presunto + 1 iogurte natural desnatado ou 2 fatias de queijo.
  • Almoço/Jantar: 250g de carne vermelha ao molho 4 queijos, feito com leite desnatado ou 3 filés de frango grelhado com cobertura de queijo e presunto ou camarão ao molho de queijo.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado ou 1 copo de leite desnatado + 1 colher de bagas de Goji + 1 ovo cozido ou 2 fatias de tofu + 3 fatias de presunto ou 1 hambúrguer de soja + 1 fatia de queijo cottage.

É importante salientar que apenas são permitidos 2 ovos por dia.

 

2ª Fase da Dieta Dukan – Fase de Cruzeiro

Na 2ª fase da Dieta Dukan é introduzido na alimentação legumes e verduras, mas continua proibido ingerir carboidratos. Os legumes e verduras devem ser ingeridos crus ou cozidos em água e sal. Alem de que o único doce permitido é gelatina light. Os temperos utilizados podem ser azeite, limão, ervas como salsa e alecrim ou vinagre balsâmico.

  • Alimentos permitidos: rabanete, tomate, pepino, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Atenção: nesta 2ª fase, deve-se intercalar 1 dia comendo só proteína e outro dia comendo proteína, legumes e verduras até completar 7 dias. No dia em que comer somente proteína, deverá comer também 1 colher de bagas de Goji e, nos demais dias, 2 colheres.

Exemplo de cardápio para a fase de cruzeiro

Deve-se seguir o cardápio da fase de ataque para os dias de proteínas. O cardápio abaixo traz exemplos de refeições para os dias em que comer proteínas e legumes:

  • Café da manhã: 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 2 fatias de queijo assado com tomate ou panqueca de ovo e tomate.
  • Lanche da manhã: 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto.
  • Almoço/Jantar: 250g de carne ao molho de tomate com salada de pepino, alface e berinjela ou 2 postas de salmão ao molho de cogumelos + salada de tomate, abobrinha e acelga.
  • Lanche da tarde: 1 colher de bagas de Goji + 1 iogurte desnatado + 2 fatias de queijo ou 1 ovo cozido

Nesta fase, que dura até 1 semana, perde-se de 1 a 2 kg.

 

3ª Fase da Dieta Dukan – Fase de Consolidação

Na 3ª fase da Dieta Dukan, além das carnes, dos legumes e das verduras, também é permitido comer 2 porções de frutas por dia. Além de 2 fatias de pão de forma integral e 1 porção de 40 g de qualquer tipo queijo.

Nessa fase, também é permitido comer 1 porção de carboidrato 2 vezes na semana. Como arroz integral, macarrão integral ou feijão, e pode-se ter 2 refeições completas livres.

Nesta refeições pode-se comer qualquer alimento que já tenha sido permitido na dieta. Juntamente com uma taça de vinho ou de cerveja.

  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.
  • Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por semana e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Esta fase deve durar 10 dias para cada 1 kg que o indivíduo deseja perder. Ou seja, se o indivíduo deseja perder ainda mais 10 kg, esta fase deverá durar 100 dias.

Exemplo de cardápio para a fase de consolidação

Na fase de consolidação, a alimentação passa a ser mais liberada. Podendo comer pão integral todos os dias. Assim, o cardápio pode ser:

  • Café da manhã: 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 1 fatia de pão integral com queijo, tomate e alface + 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado.
  • Lanche da manhã: 1 maçã + 1 fatia de queijo e de presunto.
  • Almoço/Jantar: 130 g de peito de frango ao molho de tomate + arroz integral+ salada de legumes crus + salada de legumes crus ou 1 lata de atum com macarrão integral ao molho pesto + 1 laranja.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural desnatado + 1 colher de sopa de Goji + 1 fatia de pão integral com queijo.

 

4ª Fase da Dieta Dukan – Fase de Estabilização

Na 4ª fase da Dieta Dukan, as recomendações são: fazer 1 vez na semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase, fazer 20 minutos de exercício físico por dia, abandonar o elevador e usar as escadas, e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

  • Alimentos permitidos: todos os tipos de alimentos são permitidos. Mas deve-se ter preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.
  • Alimentos proibidos: nada é proibido, pode-se ter uma alimentação normal.

Nesta dieta é necessário beber no mínimo 2 litros de água por dia. Isso visa garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar as toxinas. Outros líquidos permitidos são chá, café sem açúcar nem adoçante e refrigerante zero, com moderação.

Exemplo de cardápio para a fase de estabilização

Na fase de estabilização, pode-se ter uma alimentação normal, como:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de pão integral com queijo minas light.
  • Lanche da manhã: 1 pêra + 1 fatia de melancia + 4 bolachas de água e sal ou 3 castanhas.
  • Almoço/Jantar: 120 g de carne + 4 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada crua + 1 laranja
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 4 torradas integrais com ricota + 1,5 col de sopa de farelo de aveia.

É importante lembrar que a Dieta Dukan é restritiva e pode causar a mal estar, tonturas e fraqueza. Além de não levar em conta a reeducação alimentar, o que facilita o aumento de peso após a dieta. Assim sendo o mais recomendado para emagrecer é ir ao nutricionista e seguir suas orientações.
Fonte dos Cardápios: Tua Saúde.

 

Desvantagens / Contraindicações

atencao

A Dieta Dukan não ensina o paciente a se alimentar melhor. Não muda os hábitos alimentares e não dá ênfase à atividade física para que perca calorias fazendo exercícios e melhorando o seu condicionamento cardiorrespiratório.

A Dieta até sugere caminhadas diárias, mas o foco principal é mesmo a restrição de carboidratos e gorduras. Isso significa que sua efetividade a longo prazo não é das melhores.

Outro grande problema da Dieta é que durante as fases iniciais há restrição completa de alguns grupos alimentares.

Não é recomendado subtrair de forma radical carboidratos e gorduras de qualquer dieta. Isso implica em impedir o paciente de ingerir nutrientes importantes para a saúde.

A quantidade de proteínas consumida pelo paciente, que se dá de forma praticamente exclusiva nas primeiras semanas, também é alvo de preocupação.

Proteínas são muito importantes, mas não devem ser a única fonte energética e de nutrientes.

Aliás, nenhuma fonte de alimento isoladamente é bom para a saúde. O que torna uma dieta saudável é exatamente o equilíbrio entre as diversas fontes de nutrientes.

Por isso, assim como em todas as Dietas, é sempre recomendado consultar um Nutricionista ou Médico Nutrólogo.

Boa sorte!

 

Dieta Dukan para Emagrecer Rápido e Queimar Gordura Localizada
5 (100%) 1 vote
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.